O candidato à presidência da República Felipe D’Avila (Novo) disse hoje, em entrevista à Rede Mais Brasil News, que pretende mudar a lista de itens hoje produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM), para adequar a economia da região à sua vocação para economia Verde.
“A região Norte representa menos de 9% do PIB brasileiro, isso é quase insignificante no PIB brasileiro e uma das maiores emissoras de gases de efeito estufa no Brasil. A região norte precisa mudar radicalmente a sua vocação econômica”, defendeu.
A solução para a região, segundo o presidenciável é “mudar os recursos gastos com coisas que não tem nada a ver com a vocação econômica da Zona Franca de Manaus”. Para ele, o polo industrial precisa “parar de produzir motocicleta e geladeira”.
“Tem que pegar esse dinheiro e produzir bens no que eu chamo de economia verde”, sugeriu. Ele ressaltou que o potencial exportador de produtos sustentáveis que podem ser extraídos da floresta é em torno de US$ 200 bilhões por ano.
“Temos que usar os recursos da ZFM para potenciar a vocação da região em produzir bens sustentáveis que derivam da floresta. Nós precisamos urgentemente da geração de riqueza por meio da economia verde, do emprego verde na região, para melhorar esse IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] vergonhoso da região Norte. É um dos piores do Brasil porque a riqueza não fica no Brasil e não tem nada a ver com a vocação econômica do local”, opinou.
A entrevista concedida por Felipe D’avila foi a segunda de uma série que a Rede Mais Brasil News realiza com os candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais. O primeiro convidado foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Falarão ainda Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronick (União Brasil).
Tendo como âncora o jornalista Luiz Carlos Braga, todas as entrevistas estão sendo realizadas em pool e cadeia para os nove veículos que compõem o Grupo Norte de Comunicação em quatro Estados: Acre, Amazonas, Roraima e Tocantins e mais o Distrito Federal.